CVM alerta para atuação irregular de corretora que opera com cripto no Brasil
CVM alerta para atuação irregular de corretora que opera com cripto no Brasil
Economia

CVM alerta para atuação irregular de corretora que opera com cripto no Brasil

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alertou o mercado de capitais e o público em geral para a atuação irregular da corretora Zeal Capital Market (Seychelles) Limited, conhecida também pela sigla ZFX.

Em seu site, a empresa oferece serviço de negociação de forex, ações, índices, commodities e criptomoedas. Só que, segundo a CVM, a empresa não tem sua autorização para captar clientes no Brasil.

De acordo com o regulador, a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediário (SMI) identificou indícios de que a empresa, que atua em diversos países, busca captar clientes residentes no Brasil para a realização de operações com valores mobiliários, por meio do site www.zfx.com/br.

“A empresa Zeal Capital Market (Seychelles) Limited não possui autorização da CVM para intermediar valores mobiliários ou captar recursos de investidores para aplicação em valores mobiliários”, destacou a CVM.

CVM alerta para atuação de corretora no Brasil

Diante disso, a CVM determinou à corretora, por meio do Ato Declaratório CVM 21.510, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de serviços. Isso inclui tanto oferta direta quanto indireta de serviços de intermediação de valores mobiliários.

A corretora não pode oferecer seus serviços no Brasil pelo fato de não integrar o sistema de distribuição previsto no art. 15 da Lei 6.385.

Caso a ZFX não cumpra a determinação da CVM, a empresa e pessoas que venham a ser identificadas como participantes dos atos irregulares estarão sujeitos à multa cominatória diária no valor de R$ 1.000.

Por fim, a CVM pediu que investidores que recebam proposta de investimento por parte da empresa citada denunciem. Assim, a autarquia poderá atuar no caso para coibir a oferta de serviços de valores mobiliários sem autorização.

A CVM ressaltou que a emissão desse stop order (suspensão) é uma medida de natureza cautelar. Ou seja, o objetivo da ação é prevenir ou corrigir situações anormais de mercado detectadas pela autarquia. Dessa forma, não deve se confundir o stop order com a penalização das pessoas indicadas.

Sobre a ZFX

Como mencionado, a ZFX, alvo do stop order da CVM, oferece vários serviços em seu site. Além disso, disponibiliza para os investidores aplicativos para vários sistemas operacionais, incluindo iOS, Android e Windows.

“O grupo de empresas Zeal (coletivamente Zeal Group) é um portfólio de negócios composto por instituições financeiras regulamentadas (negociadas como ZFX) e empresas de fintech especializadas em soluções de liquidez multiativos em mercados regulamentados respaldados por tecnologia própria, com presença nas principais localizações globais”, diz o site da empresa.

A empresa diz ter sido fundada por um grupo de traders veteranos com décadas de experiência no setor. Os fundadores “apreciam a complexidade que o próprio mundo do trading financeiro pode apresentar”. Ao mesmo tempo, eles “têm a experiência e o compromisso de mudar”.

Posts relacionados