O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um documento propondo uma estrutura para “compreender e rastrear riscos sistêmicos provenientes das criptomoedas”. Um documento no qual o FMI aborda a necessidade de regras globais para os criptoativos.
A estrutura estabelece ferramentas para ajudar os formuladores de políticas e autoridades regulatórias a conter os riscos potenciais do setor de criptomoedas.
O documento do FMI intitulado “Avaliação de Riscos Macrofinanceiros de Criptoativos” enfatiza a importância de integrar essas ferramentas aos processos regulatórios existentes e à avaliação de riscos sistêmicos.
“Nosso objetivo é destacar as maneiras pelas quais os ativos digitais podem amplificar qualquer tumulto no mundo das criptomoedas em riscos sistêmicos”, afirmou o documento.
- Leia também: Analista indica 5 criptomoedas para comprar agora
A estrutura proposta pelo FMI
O documento propôs uma matriz de avaliação de riscos (C-RAM) que avaliaria riscos globais. O segundo objetivo da estrutura é servir como uma ferramenta para identificar áreas de risco associadas às criptomoedas em jurisdições específicas.
“A análise a nível de país destaca vulnerabilidades e riscos, analisa gatilhos potenciais que levam a riscos sistêmicos e propõe ferramentas de políticas potenciais”, disse o documento.
A estrutura segue uma abordagem de três etapas. A primeira etapa envolve uma árvore de decisões que avalia o quão criticamente importante o setor de criptomoedas é para uma economia nacional.
A segunda etapa envolve a análise de indicadores, semelhantes aos usados nas finanças tradicionais, que indicam o potencial de risco sistêmico. A terceira etapa abrange o risco macrofinanceiro global que as criptomoedas poderiam ter para a avaliação de risco sistêmico de um país.
O documento acrescentou que as criptomoedas agora representam um componente importante do setor financeiro internacional.
Várias vantagens das criptomoedas foram destacadas no estudo: sistemas de pagamento mais eficientes, transações transfronteiriças mais rápidas, redução dos custos de transação e aumento da inclusão financeira.
Regulamentação
No entanto, o documento enfatizou que há um risco de “consequências graves” se o setor de criptomoedas não contar com estruturas regulatórias e políticas rigorosas.
O documento destacou vulnerabilidades específicas que poderiam representar riscos sistêmicos para o setor financeiro em geral e para a economia. Esses riscos incluem exposição alavancada a este mercado que poderiam introduzir vulnerabilidades adicionais que afetariam o resto da economia.
Além disso, o documento do FMI destacou a exposição corporativa aos criptoativos devido à sua integração nos sistemas de pagamento e cadeias de suprimentos, o que poderia criar um canal de risco.
O documento também acrescentou que essa integração tornaria as corporações expostas mais vulneráveis em termos de lucratividade, discrepâncias entre ativos e passivos e fluxos de caixa.
Posts relacionados
Robinhood faz parceria com Arbitrum para otimizar swaps na carteira Web3
A corretora online de ações e criptomoedas Robinhood se uniu à equipe de gerenciamento da rede Arbitrum, baseada em Ethereum, para disponibilizar aos usuários de sua carteira ac...
ETFs de Bitcoin movimentam US$ 4,6 bilhões no primeiro dia
Os primeiros ETFs dos Estados Unidos que detêm diretamente o Bitcoin tiveram um início promissor. Após a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) na...
Elon Musk diz que moedas fiduciárias são golpe; Bitcoin é solução?
O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, conhecido por suas postagens ousadas e provocativas, mais uma vez agitou o mundo financeiro ao declarar que as “moedas fiduciárias...
Morgan Stanley quer vencer o UBS para se tornar o primeiro banco com ETF de Bitcoin
A disputa pelo lançamento do ETF (Exchange-Traded Fund) de Bitcoin nos Estados Unidos está esquentando entre os bancos de investimento, com a Morgan Stanley buscando superar o U...
ETFs de Ether (ETH) registram forte movimentação após início fraco
O mercado de criptomoedas testemunhou uma mudança significativa com o lançamento dos ETFs de futuros de Ether (ETH), que chegaram no início da semana. Após um lançamento fraco, ...
Confira as criptomoedas mais lucrativas para minerar em 2024
Desde setembro de 2022, o algoritmo SHA256 do Bitcoin ocupava a sétima posição entre as redes de criptomoedas de prova de trabalho (PoW) mais lucrativas para mineração. Agora, u...
Rússia cria primeiro projeto do mundo para países exportarem Bitcoin
A Rússia está prestes a revolucionar o mercado de criptomoedas com um plano arrojado: tornar a mineração de Bitcoin um produto de exportação. Ivan Chebeskov, vice-ministro das f...
Gala: Fundadores entram em conflito sobre roubo de US$ 130 milhões em tokens
O preço do token da Gala Games (GALA), empresa voltada para jogos em blockchain, despencou quase 6% nas últimas 24 horas, uma das maiores quedas do Top 100. E, de acordo com inf...
Arrecadação de fundos de criptomoedas atinge menor nível em 3 anos
Apesar de muitas criptomoedas estarem em alta com relação ao fim do ano passado, o mercado em geral ainda não está muito abaixo de seus máximos históricos. Diante disso, a arrec...