Operador de mixer de criptomoedas é condenado por lavagem de dinheiro
Operador de mixer de criptomoedas é condenado por lavagem de dinheiro
Economia

Operador de mixer de criptomoedas é condenado por lavagem de dinheiro

O responsável pela operação do serviço de mistura (mixer) de criptomoedas Bitcoin Fog foi sentenciado por auxiliar na lavagem de milhões de dólares provenientes de mercados darknet conhecidos por comercializar substâncias ilegais.

De acordo com informações da Bloomberg, Roman Sterlingov, de 35 anos, foi considerado culpado de todas as quatro acusações após um veredicto do júri em um tribunal federal de Washington, após dois dias de deliberações.

O tribunal apresentou as acusações contra Sterlingov, que incluíam lavagem de dinheiro e operação de um serviço ilícito de transferência de dinheiro, em 2021. Na ocasião, o governo alegou que o Bitcoin Fog recebeu centenas de milhões de dólares. Do valor total, US$ 78 milhões provinham de mercados darknet reconhecidos.

Sterlingov, que negou ser o administrador do Bitcoin Fog, pode enfrentar uma sentença de até 20 anos de prisão.

Mixers de criptomoedas na mira dos EUA

Durante o julgamento, o governo chamou outros criminosos envolvidos em criptomoedas como testemunhas. A lista inclui, por exemplo, Ilya Lichtenstein e Larry Harmon, conforme relata a Bloomberg.

Lichtenstein se declarou culpado por conspiração para lavagem de dinheiro relacionada ao hack da plataforma de negociação Bitfinex em 2016 no ano passado. Enquanto isso, Harmon admitiu gerenciar o serviço de mistura de Bitcoin Helix e se declarou culpado por lavagem de dinheiro em 2021.

Em seu depoimento, Sterlingov afirmou não se recordar se criou o nome de domínio Bitcoin Fog e expressou dúvidas sobre tal ação. Seu advogado também argumentou a ausência de evidências que comprovassem a operação do Bitcoin Fog por Sterlingov, conforme relato da Bloomberg.

Os serviços de mistura de criptomoedas têm sido alvo de atenção por parte de legisladores e do governo dos EUA nos últimos anos. O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro impôs sanções a alguns desses serviços, como Tornado Cash e Sinbad. Em Washington, alguns legisladores demonstraram preocupações em relação aos mixers de criptomoedas e à complexidade de rastrear os fluxos financeiros por meio deles.

Posts relacionados