Grayscale apresenta novo pedido de ETF de futuros de Ether (ETH)
Grayscale apresenta novo pedido de ETF de futuros de Ether (ETH)
Economia

Grayscale apresenta novo pedido de ETF de futuros de Ether (ETH)

A gestora de ativos com foco em criptomoedas Grayscale Investments apresentou na terça-feira (18) à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) um novo pedido para lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) que rastreia futuros de Ether (ETH) – a segunda maior criptomoeda do mercado.

De acordo com uma reportagem publicada pelo The Wall Street Journal (WSJ), este ETF está em linha com o Securities Act de 1933, o regulamento sob o qual os ETFs de commodities e de Bitcoin à vista são apresentados.

Anteriormente, a Grayscale solicitou um ETF de futuros de ETH sob a Lei de Empresas de Investimento de 1940, sob a qual a maioria dos ETFs baseados em títulos são registrados.

Vale ressaltar que a SEC já aprovou ETFs de futuros de Bitcoin registrados sob ambas as leis. Isso sugere, para alguns especialistas, que a agência de regulação está “confortável” com os futuros de Bitcoin de modo geral.

No entanto, a SEC até hoje não aprovou um ETF de Bitcoin à vista (spot), alegando falta de proteção ao investidor, entre outras alegações.

Grayscale tenta aprovar ETF de Ether

Em paralelo a esse pedido, a Grayscale é uma das gestoras que tentam aprovar um ETF de Bitcoin spot junto à SEC. No fim do mês de agosto, conforme noticiou o CriptoFácil, a Grayscale Investment venceu seu processo contra a SEC, que havia rejeitado de forma arbitrária sua proposta de ETF Bitcoin à vista.

O Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia apoiou a Grayscale contra a decisão do regulador de negar seu pedido para converter o Grayscale Bitcoin Trust em um ETF. O tribunal ordenou que o pedido de revisão fosse deferido e a ordem da comissão anulada.

A vitória não quer dizer que o fundo se tornará um ETF imediatamente, mas é um passo importante nesse sentido. Afinal, a SEC terá que revisar novamente a solicitação da Grayscale.

Recentemente, o regulador adiou sua decisão sobre diversos pedidos para lançar ETFs Bitcoin à vista. Os pedidos adiados pertenciam a grandes empresas como BlackRock, WisdomTree e Fidelty.

O preço do Ether ainda não registrou uma reação positiva quanto ao novo pedido de ETF da Grayscale. De acordo com dados do CoinGecko, nas últimas 24 horas, o preço da criptomoeda subiu ligeiros 0,7% para US$ 1.645. Ou seja, cerca de R$ 8.010 na cotação atual em reais.

Posts relacionados