Justiça de Delaware vai investigar caso de falso ETF de XRP
Justiça de Delaware vai investigar caso de falso ETF de XRP
Economia

Justiça de Delaware vai investigar caso de falso ETF de XRP

O Departamento de Justiça do estado de Delaware está investigando o falso pedido de um fundo negociado em bolsa (ETF) de XRP à vista, registrado naquele estado. O pedido em questão sugeria que a BlackRock, uma gigante de gestão de ativos, estava preparando o lançamento de um fundo negociado em bolsa para a criptomoeda da Ripple.

Conforme noticiou o CriptoFácil, o pedido falso foi semelhante a um pedido legítimo que a BlackRock apresentou na semana passada para um ETF de Ethereum à vista. A solicitação de um ETF de XRP, que ainda estava disponível no site na terça-feira à tarde, incluía o nome da BlackRock e de seu diretor-gerente, Daniel Schwieger.

A aparição desse pedido no site oficial de registro de fundos de investimento de Delaware impulsionou o preço do XRP. O criptoativo chegou a saltar mais de 15% após a disseminação da informação falsa. No entanto, quando saiu a confirmação de que era uma notícia falsa, o mercado devolveu toda a alta e o XRP caiu.

De acordo com dados do CoinGecko, o criptoativo da Ripple registra queda de quase 4% nas últimas 24 horas. No momento da redação desta matéria, o XRP está custando US$ 0,62.

Gráfico de preço do XRP nas últimas 24 horas. Fonte: CoinGecko
Gráfico de preço do XRP nas últimas 24 horas. Fonte: CoinGecko

Investigação sobre falso pedido de ETF de XRP

Um porta-voz do Departamento de Justiça de Delaware disse à imprensa que o assunto foi para investigação do departamento.

“Nosso único comentário é que este assunto foi encaminhado ao Departamento de Justiça de Delaware”, disse o porta-voz.

O pedido falso levantou questões sobre a facilidade para solicitar um Trust com um nome e uma entidade falsos. De acordo com o site de Delaware, existem sete etapas para formar uma nova entidade empresarial. Todas as etapas podem ser realizadas através do preenchimento de formulários PDF interativos no site.

O requisito mais importante parece ser que uma entidade deve obter um agente registrado no Estado de Delaware, que pode ser um residente ou uma entidade empresarial legalmente autorizada a fazer negócios no estado.

O autor do pedido falso de ETF XRP à vista pode ter tido várias motivações. Uma possibilidade é que a pessoa estivesse tentando manipular o preço do XRP. A investigação do Departamento de Justiça de Delaware determinará as verdadeiras motivações do autor do pedido falso, ou então, revelará se foi apenas um erro.

Posts relacionados