SEC adia decisão sobre ETFs de Bitcoin de BlackRock, Fidelity, Invesco, VanEck e outras empresas
SEC adia decisão sobre ETFs de Bitcoin de BlackRock, Fidelity, Invesco, VanEck e outras empresas
Economia

SEC adia decisão sobre ETFs de Bitcoin de BlackRock, Fidelity, Invesco, VanEck e outras empresas

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adiou nesta quinta-feira (31) as decisões sobre a aprovação ou não de pedidos de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista (spot) de BlackRock, Fidelity, Invesco, VanEck, WisdomTree, Valkyrie.

Conforme consta em documentos do regulador divulgados hoje, a agência adiou as decisões por várias semanas. Dessa forma, a SEC só deverá informar se aprova ou não ETFs de Bitcoin spot dessas empresas em meados de outubro. Vale ressaltar que a agência de regulação também tem a opção de adiar ainda mais a decisão.

As decisões sobre o Wise Origin Bitcoin Trust, da Fidelity, o VanEck Bitcoin Trust, o WisdomTree Bitcoin Trust e o Invesco Galaxy Bitcoin ETF serão prorrogadas até pelo menos 17 de outubro. Enquanto isso, a decisão sobre o Valkyrie Bitcoin Fund foi adiada até pelo menos 19 de outubro.

“A Comissão considera apropriado designar um período mais longo para tomar medidas sobre a mudança de regra proposta, para que tenha tempo suficiente para considerar a mudança de regra proposta e as questões nela levantadas”, disse a agência.

SEC x ETFs de Bitcoin spot

O adiamento vem na mesma semana em que um tribunal federal de apelações decidiu que o regulador deverá reavaliar o pedido da Grayscale para transformar um de seus produtos de investimento em Bitcoin em um ETF da criptomoeda à vista.

Um painel de três juízes do Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia, em Washington, disse que o regulador não explicou completamente o seu raciocínio ao negar o produto da Grayscale. Mas isso não quer dizer que a SEC tem que aprovar o pedido. Além disso, o regulador pode recorrer da decisão.

Desde 2013 a SEC vem rejeitando diversos pedidos de lançamento de ETF de Bitcoin à vista. O regulador só aprovou até hoje ETFs de futuros da criptomoeda. Como justificativas, a SC alega falta de proteção ao investidor, casos de fraude, manipulação e lavagem de dinheiro.

Em junho deste ano, a BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, também entrou com pedido de um ETF de Bitcoin à vista. Como a BlackRock possui um bom histórico de aprovações de pedidos ao regulador, o mercado acredita que os EUA podem, finalmente, ganhar um ETF do tipo.

O Bitcoin reagiu mal ao adiamento da SEC. No momento da redação desta matéria, a maior criptomoeda do mercado está custando US$ 26.090, tendo recuado 4,3% nas últimas 24 horas.

Posts relacionados