Argentina permitirá liquidação de contratos em Bitcoin, diz ministra das Relações Exteriores
Argentina permitirá liquidação de contratos em Bitcoin, diz ministra das Relações Exteriores
Economia

Argentina permitirá liquidação de contratos em Bitcoin, diz ministra das Relações Exteriores

Após a eleição de Javier Milei como presidente da Argentina, o país parece estar se tornando mais amigável às criptomoedas. De acordo com Diana Mondino, Ministra das Relações Exteriores e Comércio Internacional da Argentina, um decreto legalizando o uso de certas moedas em contratos e para pagamentos se aplicaria ao Bitcoin.

Mondino escreveu em sua conta no X (antigo Twitter) na quinta-feira (21) que o referido decreto, que tem foco na reforma econômica, permitiria o uso de Bitcoin e de outras criptomoedas no país sob certas condições.

“Ratificamos e confirmamos que na Argentina os contratos podem ser celebrados em Bitcoin e também qualquer outra criptomoeda…”, escreveu ela no X.

Liquidação de contratos em Bitcoin na Argentina

O decreto mencionado por Mondino, aprovado em 20 de dezembro, não aborda as criptomoedas especificamente. No entanto, as “Bases para a Reconstrução da Economia Argentina” incluem disposições que os devedores tinham a escolha pagar em moedas não reconhecidas como moeda legal na Argentina.

“Art 766. – Obrigação do devedor. O devedor deve entregar o valor correspondente da moeda designada, quer a moeda tenha curso legal na República ou não.”

O decreto também afirma que os indivíduos têm a liberdade de escolher o tipo de moeda utilizada:

“As partes têm a liberdade de especificar os valores e o tipo de moeda utilizada para a caução, bem como a forma de seu reembolso no momento da celebração do arrendamento”, diz o artigo 1.196.

O presidente argentino nomeou Mondino como ministra das Relações Exteriores após vencer as eleições. Muitos membros da comunidade cripto viram a vitória de Milei como um sinal positivo para a adoção da criptomoeda na Argentina.

A Grayscale, por exemplo, uma das maiores gestoras de fundos de investimento, apontou a vitória do presidente Milei como um marco crucial para o futuro do Bitcoin (BTC) no país. A empresa destacou que pode haver possíveis mudanças significativas no cenário econômico.

De acordo com a Grayscale, a presidência de Milei pode pavimentar o caminho para a integração das criptomoedas na economia argentina, potencialmente oferecendo soluções para problemas crônicos como inflação e instabilidade financeira.

Posts relacionados

Economia

Ripple lança white paper sobre CBDCs

A Ripple, empresa por trás do token XRP, reforçou seu apoio a moedas digitais de banco central (CBDCs) ao lançar um white paper sobre esse tipo de moeda centralizada. O d...