Deputado pede demissão de presidente da SEC, Gary Gensler, após nova derrota
Deputado pede demissão de presidente da SEC, Gary Gensler, após nova derrota
Economia

Deputado pede demissão de presidente da SEC, Gary Gensler, após nova derrota

A vitória da Grayscale contra a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) representou um duro golpe contra Gary Gensler, presidente da SEC. E como resultado da derrota, um membro do Congresso dos EUA já se movimenta para solicitar novamente a demissão de Gensler do cargo.

Quem lidera esse movimento é Warren Davidson, um dos maiores defensores do Bitcoin (BTC) nos EUA. De fato, Davidson já entrou com um processo pedindo a demissão de Gensler do cargo antes. Com a nova decisão, Davidson intensificou mais uma vez os seus esforços para remover Gensler da sua posição.

A postura de Davidson ecoa com o sentimento crescente dentro da comunidade de cripto-entusiastas, que também enxergam exageros na posição da SEC. Davidson acredita que as ações regulatórias da SEC tornaram-se cada vez mais restritivas ao mercado, apesar do desejo do mercado de maior flexibilidade e inovação.

Protesto contra Gary Gensler da SEC

A insatisfação de Warren Davidson com a liderança de Gensler não é novidade para ninguém. Em junho, Davidson apresentou a “Lei de Estabilização da SEC” com o objetivo principal de demitir Gary Gensler de sua posição. Na verdade, a lei visa fazer modificações no cargo de presidente da SEC e não a Gensler especificamente.

O projeto de lei visa, em primeiro lugar, simplificar os mercados de capitais dos EUA. Ou seja, reduzir as burocracias e fazer com que a SEC deixe de atrapalhar o desenvolvimento. Mas Davidson acredita que essas mudanças passam também pela troca de comando na SEC.

“Os EUA os mercados de capitais devem ser protegidos de um Presidente tirânico, incluindo o actual. É hora de uma reforma real e de demitir Gary Gensler do cargo de presidente da SEC”, disse Gensler.

Davidson apresentou o projeto uma semana depois que a SEC entrou com ações judiciais contra a Binance e a Coinbase. Além dele, outro congressista – Tom Emmer – foi coautor do projeto de lei. Emmer fez críticas ainda mais pesadas e chamou Gary Gensler de “regulador de má-fé”.

Por que agora?

De acordo com Davidson, a decisão da juíza que favoreceu a Grayscale. Citando parte da decisão, o congressista reafirmou suas críticas contra a atual administração da SEC.

“Nós concordamos. A negação (da SEC) da proposta de ETF da Grayscale foi arbitrária e caprichosa porque a Comissão não conseguiu explicar o seu tratamento diferente de produtos similares. Portanto, concedemos a petição da Grayscale e anulamos a ordem da SEC”, disse a decisão.

Os esforços persistentes do congressista Warren Davidson para destituir o presidente da SEC, Gary Gensler, refletem a luta contínua entre os reguladores e a inovação nos EUA. Enquanto isso, grandes empresas locais, como Binance e Coinbase, já mudaram ou cogitam mudar suas operações para jurisdições mais amigáveis.

 

Posts relacionados