Lideranças cripto celebram maturação do setor com aprovação de ETFs de Bitcoin
Lideranças cripto celebram maturação do setor com aprovação de ETFs de Bitcoin
Economia

Lideranças cripto celebram maturação do setor com aprovação de ETFs de Bitcoin

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) anunciou ontem, dia 10 de janeiro, a aprovação de vários ETFs (fundos negociados em bolsa) de Bitcoin spot (à vista); um marco histórico para o mercado de criptomoedas.

Onze ETFs de Bitcoin serão listados para negociação, a partir desta quinta-feira (11), provenientes de gestoras renomadas, incluindo Bitwise, Grayscale, Hashdex, BlackRock, Valkyrie, BZX, Invesco, VanEck, WisdomTree, Fidelity e Franklin Templeton.

Figuras proeminentes do setor de criptomoedas receberam a decisão com otimismo. As lideranças cripto veem nesse movimento uma potencial aceleração na adoção de criptoativos e o amadurecimento do mercado.

Richard Teng, CEO da Binance, destacou que a aprovação marca um novo estágio de aceitação, maturidade e popularização do mercado de criptoativos. Além disso, ele observou que os ETFs de Bitcoin facilitarão o acesso ao mercado, atraindo mais investidores e liquidez.

Teng também comparou a introdução dos ETFs de ouro em 2004, que resultou em sete anos de ações de preço positivas, e mencionou eventos como o halving do Bitcoin como impulsionadores potenciais do mercado.

“Embora não seja fácil antecipar a escala de novos entrantes e as dinâmicas de mercado (as quais estão sujeitas às próprias dinâmicas de mercado), é útil notar que a introdução dos ETFs de ouro em 2004 resultou em sete anos de ações positivas de preço. Juntamente com o evento de halving do Bitcoin este ano, estes eventos podem criar um mercado dinâmico para o Bitcoin”, disse.

Lideranças comentam aprovação de ETF de Bitcoin

Enquanto isso, Anthony Scaramucci, ex-diretor de comunicações da Casa Branca e sócio fundador e gestor da SkyBridge Capital, enfatizou que a aprovação dos ETFs de Bitcoin representa o reconhecimento do Bitcoin como um “ativo legítimo”.

“Acreditamos que essa aprovação abrirá caminho para uma maior educação e aceitação mainstream sobre os méritos e a utilidade dos ativos baseados em blockchain e infraestrutura”, acrescentou.

Com a aprovação, a Grayscale transformou seu principal produto, o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), em um ETF de Bitcoin. Isso ocorreu após uma longa jornada e uma vitória judicial em agosto.

Conforme destacou Barry Silbert, fundador e CEO do Digital Currency Group, o GBTC conquistou quase um milhão de investidores desde o seu lançamento em 2013, acumulando mais de US$ 28 bilhões em ativos sob gestão.

Para Brian Armstrong, cofundador e CEO da Coinbase, a Grayscale merece muito crédito por isso. Afinal, a empresa levou a SEC aos tribunais para conseguir transformar o GBTC em um ETF e foi vitoriosa.

Gestoras celebram aprovação de ETFs

Jan van Eck, CEO da VanEck, orientou os investidores a considerarem o comprometimento dos patrocinadores do ETF ao escolher em qual investir. Além disso, enfatizou a dificuldade de investir em Bitcoin devido à sua novidade e volatilidade, sugerindo a estratégia de investir gradualmente ao longo do tempo.

Paolo Ardoino, CEO da Tether e CTO da Bitfinex, prevê que os ETFs levarão a um aumento na adoção generalizada, atraindo mais talento e capital para a indústria.

O Goldman Sachs, por sua vez, disse em um comunicado que os investidores institucionais podem se beneficiar da aprovação dos ETFs. Isso porque esses produtos fornecem mais proteção ao investidor, melhor liquidez em comparação com o acesso ao BTC através de fundos privados, menor erro de rastreamento em comparação com fundos e trusts fechados, entre outras coisas.

Posts relacionados