Nayib Bukele, apoiador do Bitcoin, é reeleito em El Salvador
Nayib Bukele, apoiador do Bitcoin, é reeleito em El Salvador
Economia

Nayib Bukele, apoiador do Bitcoin, é reeleito em El Salvador

No último final de semana, ocorreram eleições para presidente de El Salvador, nas quais o atual mandatário Nayib Bukele concorria à reeleição. Auto-declarado apoiador do Bitcoin (BTC), Bukele venceu o pleito com folga e está a caminho de outro mandato de cinco anos.

De acordo com as pesquisas iniciais, com 31% dos votos apurados Bukele já tinha 83% dos votos válidos. Isso fez o presidente se declarar vencedor das eleições antes mesmo do país divulgar o resultado oficial.

“A oposição foi esmagada”, disse o presidente no domingo (4), a apoiadores na sacada do palácio presidencial, em San Salvador.

Apesar do movimento aparentemente precipitado, as pesquisas de boca de urna que mostravam Bukele com uma vantagem esmagadora logo após o término da votação na noite de domingo.

Eleito em 2019, Nayib Bukele transformou-se em um fenômeno popular em El Salvador. O presidente gozava de grande popularidade no país e liderava as pesquisas pré-eleitorais por uma grande margem. Seu partido, o Nuevas Ideas (Novas Ideias), também cresceu e se tornou praticamente hegemônico dentro do parlamento salvadorenho.

“De acordo com os nossos números, vencemos as eleições presidenciais com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 deputados na Assembleia”, tuitou Bukele. O presidente classificou as eleições deste ano como um “referendo popular” que aprovaria ou rejeitaria as medidas de seu governo.

Bukele causou impacto durante seu primeiro mandato, mas ficou conhecido da comunidade bitcoiner em 2021. Na época, o presidente apoiou a Ley Bitcoin, que viria a tornar a criptomoeda moeda oficial de El Salvador. Desde então, Bukele já defendeu o Bitcoin inúmeras vezes e criou diversos projetos envolvendo a criptomoeda.

Ainda em 2021, o presidente anunciou a criação dos Volcano Bonds, títulos de dívida que possuem lastro no BTC e serão utilizados para aumentar as reservas do país. O objetivo é captar US$ 1 bilhão com a venda desses títulos e utilizar metade para comprar Bitcoin. Já a outra metade irá para a construção da Bitcoin City, uma cidade livre de impostos e que terá o BTC como centro de sua economia.

Mas o grande sucesso que Bukele obteve foi reprimindo a violência de gangues com encarceramentos em massa. O presidente fez um combate duro ao crime organizado, inclusive construindo uma prisão com capacidade para 40.000 pessoas. Isso fez El Salvador deixar de ser o país mais violento do mundo e ficar entre os mais seguros em apenas três anos.

A medida de adotar o Bitcoin como moeda, embora amplamente aplaudida pelos entusiastas do Bitcoin, atraiu críticas de organizações internacionais como a Fundação Monetária Internacional (FMI). Mas Bukele desafiou o órgão e ainda conseguiu melhorar a nota de risco de El Salvador ao pagar dívidas com antecedência.

 

Posts relacionados