BlackRock, Nasdaq e SEC se reúnem para discutir regras sobre ETF de Bitcoin
BlackRock, Nasdaq e SEC se reúnem para discutir regras sobre ETF de Bitcoin
Economia

BlackRock, Nasdaq e SEC se reúnem para discutir regras sobre ETF de Bitcoin

As discussões em torno dos ETFs de Bitcoin à vista (spot) seguem intensas, sobretudo com relação ao fundo negociado em bolsa pretendido pela maior gestora de ativos do mundo.

De acordo com um memorando, a BlackRock se reuniu com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e com representantes da Nasdaq pela segunda vez em dezembro.

O objetivo do encontro foi discutir as mudanças de regras necessárias para listar o ETF Bitcoin à vista da gestora na Nasdaq. No documento, publicado na terça-feira (19), a SEC destacou:

“A discussão dizia respeito à proposta de mudança de regra do mercado de ações NASDAQ para listar e negociar ações do iShares Bitcoin Trust sob a regra 5711 (d) da NASDAQ.”

A Regra 5711 (d) da Nasdaq, abordada pela SEC no memorando, fornece os requisitos para a listagem inicial e contínua de ações fiduciárias baseadas em commodities na Nasdaq.

Reunião para definir regras de ETF

A norma em questão estabelece diretrizes regulatórias e critérios específicos para listagem de um fundo. Isso inclui, por exemplo, medidas de compliance e mecanismos de fiscalização. Os objetivos são garantir a integridade do mercado, bem como e proteger os usuários contra fraudes no mercado.

Antes desse encontro em dezembro, no dia 20 de novembro, a BlackRock e a Nasdaq já haviam se reunido com a agência de regulação para dialogar sobre uma proposta de regra para permitir a listagem de um ETF Bitcoin à vista.

Na ocasião, a BlackRock fez uma apresentação que detalhou dois modelos, resgate em espécie e resgate em dinheiro, para apoiar o ETF proposto. Recentemente, a BlackRock revisou sua proposta de ETF de Bitcoin à vista para incluir resgates em dinheiro a fim de atender às preferências da SEC.

Depois disso, no dia 14 de dezembro, a SEC realizou outra rodada de discussões com gestores de ativos que propuseram ETFs de Bitcoin à vista. Funcionários do gabinete do presidente da SEC, Gary Gensler, participaram da reunião para discutir a proposta de mudança de regra que permite que grandes bolsas listem os ETFs.

Apesar das discussões, a SEC ainda não aprovou até hoje nenhum ETF de Bitcoin à vista. O regulador dos EUA tem uma lista de 13 pedidos de lançamento de fundos negociados em bolsa que investem no preço do BTC à vista.

Há uma grande expectativa de que a SEC aprovará ao menos um pedido em janeiro de 2024. Analistas de ETF da Bloomberg estimam em 90% a chance de o regulador aprovar o primeiro ETF de Bitcoin à vista da história dos EUA.

Posts relacionados