CVM alerta para atuação irregular de corretora que oferece serviço de cripto no Brasil
CVM alerta para atuação irregular de corretora que oferece serviço de cripto no Brasil
Economia

CVM alerta para atuação irregular de corretora que oferece serviço de cripto no Brasil

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu um alerta ao mercado de capitais e ao público em geral sobre a atuação irregular da corretora 4XC, de responsabilidade da empresa 4xCube Ltd. A empresa oferece, entre outros, serviços de trading (negociação) de criptomoedas no Brasil.

De acordo com a CVM, a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediário (SMI) identificou indícios de que a corretora vem buscando captar clientes residentes no Brasil para a realização de operações com valores por meio do site https://4xc.com/pt/. Contudo, a CVM alertou que a empresa não tem autorização da autarquia para isso:

“A corretora 4XC e 4xCube Ltd não possuem autorização da CVM para captar recursos de investidores para aplicação em valores mobiliários.”

CVM alerta sobre atuação da 4XC

Assim, diante dos indícios de atuação irregular, a CVM determinou, via Ato Declaratório CVM 21.352, que a corretora suspenda de forma imediata qualquer oferta pública, de forma direta ou indireta, a investidores residentes no Brasil de oportunidades de investimento em valores mobiliários.

Conforme destacou a Comissão de Valores Mobiliários, caso a empresa não cumpra a determinação, a corretora, a empresa e qualquer pessoa que venha a ser identificada como participantes dos atos irregulares estarão sujeitos à multa cominatória diária no valor de R$ 1.000,00.

Além disso, a CVM solicitou que os investidores que receberem proposta de investimento por parte das empresas citadas as denuncie. As pessoas podem entrar em contato com a CVM por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A partir de informações detalhadas, o regulador poderá identificar as pessoas envolvidas e atuar de f0rma mais rápida no caso.

Por fim, a CVM ressaltou que a emissão de stop order (suspensão) é uma medida de natureza cautelar. Ou seja, tem o objetivo de prevenir ou corrigir situações anormais de mercado detectadas. Por isso, não deve se confundir com a penalização das pessoas indicadas. No caso de infrações, a penalização exige a conclusão de processo administrativo sancionador com decisão condenatória.

Sobre a 4XC 

Em seu site, a corretora 4XC diz estar empenhada em capacitar os traders de todos os níveis de habilidade. Para isso, fornece “as ferramentas, recursos e suporte necessários para ter sucesso nos mercados financeiros”.

“Nossos valores fundamentais de transparência, inovação e foco no cliente nos orientam na criação de um ambiente de negociação seguro e seguro”, diz a empresa.

Com relação ao serviço de negociação de criptomoedas, a corretora diz oferecer CFDs (contratos por diferença) para cinco criptomoedas populares em todo o mundo. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Posts relacionados