Advogado prevê que não haverá julgamento em caso SEC vs Ripple
Advogado prevê que não haverá julgamento em caso SEC vs Ripple
Economia

Advogado prevê que não haverá julgamento em caso SEC vs Ripple

Nesta semana, um tribunal de Nova York rejeitou o pedido de recurso da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) em seu caso contra a Ripple. A notícia animou o mercado e levantou esperanças de que a decisão da juíza Analisa Torres, favorável à empresa, se torne permanente.

Esta também é a opinião do advogado pró-ripple, John Deaton. Durante uma entrevista ao podcast Thinking Crypto, Deaton previu que não haverá julgamento no processo da SEC contra a Ripple. Conforme dito na entrevista, Deaton acredita que a SEC pode desistir da ação após a nova derrota, ou então fechar um acordo com a empresa.

Entenda o caso

Conforme noticiou o CriptoFácil, a juíza distrital Analisa Torres desferiu recentemente um golpe significativo nos esforços da SEC ao negar seu pedido de recurso. Antes, a juíza deu parecer favorável para a Ripple ao declarar que a XRP não é um valor mobiliário em transações em exchanges. Portanto, as vendas da criptomoeda nas exchanges não constituíam ofertas ilegais de valores mobiliários.

A SEC tentou garantir um recurso antecipado para manter a proibição sobre a negociação de XRP. Isso porque a decisão da juíza envolve as vendas no varejo, mas não aquelas feitas por Brad Garlinghouse e Chris Larsen, que são vendas institucionais. Por isso, a SEC ainda tinha esperança de antecipar o recurso enquanto este julgamento estava pendente.

Dito isto, durante uma entrevista na quarta-feira no canal Think Crypto, Deaton ressaltou a importância da recusa. O advogado observou que a busca pela SEC de um recurso antecipado equivalia a contestar a decisão de Torres. Com a recusa, no entanto, a decisão da juíza e seu precedente se mantêm.

Mas além de negar o recurso, Torres definiu um julgamento para abril de 2024, no qual a SEC e a Ripple deverão resolver as questões ainda pendentes. Deaton afirma que essa decisão foi um revés significativo para a SEC, e que por isso a agência deve tentar evitar os tribunais e uma possível nova derrota.

Previsão SEC x Ripple: sem julgamento

Quando questionado sobre a possibilidade do julgamento ocorrer, Deaton expressou firmemente sua crença de que isso não acontecerá. Segundo o advogado, as chances de vitória da SEC no tribunal são muito escassas devido a vários fatores, incluindo as decisões anteriores do juiz, a falta de provas convincentes da SEC e os potenciais custos elevados.

“Não creio que vá acontecer um julgamento… Eles vão perder. Eles realmente querem toda aquela coisa de Hinman e o drama de um julgamento?”, questionou Deaton.

Ele também destacou que a SEC tinha outras batalhas jurídicas urgentes, como o caso contra a Coinbase e a Binance, que exigiam seus recursos. Por isso, Deaton acredita que a SEC terá duas opções.

Em primeiro lugar, a SEC poderia optar por encerrar o caso contra Ripple sem chegar a um acordo com a empresa. Se isto acontecesse, a agência poderia optar por concentrar-se noutras prioridades, evitando o drama e as despesas de um julgamento.

Mas a SEC também pode optar por fechar algum acordo visando resolver as questões que ainda estão pendentes. Dessa forma, a agência reconheceria a decisão da juíza Torres e fecharia de vez o caso.

 
 

Posts relacionados