Do Kwon, da Terra, será extraditado para os EUA, diz mídia local
Do Kwon, da Terra, será extraditado para os EUA, diz mídia local
Economia

Do Kwon, da Terra, será extraditado para os EUA, diz mídia local

O homem apontado como responsável do colapso do ecossistema Terra (LUNA), Do Kwon, enfrentará extradição para os Estados Unidos. De acordo com o portal de notícias local Pobjeda, a decisão foi tomada pelo Tribunal de Apelação, que determinou que ele fosse entregue aos EUA em detrimento da Coreia do Sul, anunciou o Tribunal Superior de Podgorica.

Essa decisão marca um novo capítulo na saga legal de Do Kwon. O cofundador da Terraform Labs, por trás da rede Terra e das criptomoedas LUNA e UST, recebeu uma condenação por fraude em novembro. Agora, ele enfrenta o processo de extradição enquanto segue preso em Montenegro.

Kwon deve ir para os EUA

Inicialmente, o Tribunal Superior havia determinado que Do Kwon poderia ser extraditado tanto para os Estados Unidos quanto para a Coreia do Sul. Mas o tribunal deixou a decisão final para o Ministro da Justiça de Montenegro, Andrej Milović.

No entanto, o Tribunal de Apelação decidiu que o réu concordou voluntariamente em ser extraditado, acelerando assim o processo e eliminando a necessidade de intervenção ministerial.

A defesa de Do Kwon argumentou que, de acordo com as leis pertinentes, sua extradição deveria ser prioritariamente para a Coreia do Sul. Contudo, o Tribunal de Apelação não acatou essa posição.

De qualquer forma, a situação legal de Do Kwon é complexa. Afinal, possui implicações políticas significativas. Enquanto sua defesa argumenta pela prioridade da extradição para a Coreia do Sul, o Ministro da Justiça, Milović, enfatizou anteriormente a importância das relações entre Montenegro e os Estados Unidos.

Acordo com EUA

Ele afirmou que a assinatura de um acordo bilateral de extradição com os EUA é uma prioridade para o país. E isso poderia influenciar na decisão final sobre o destino de Do Kwon.

“Os EUA são o nosso principal parceiro de política externa. Portanto, queremos assinar um acordo bilateral de extradição o mais rapidamente possível, a fim de criar um quadro jurídico para futuras extradições”, disse Milović.

Do Kwon, conhecido como o “rei das criptomoedas”, foi preso em março do ano passado no aeroporto de Podgorica. Ele tentava viajar para Dubai usando passaportes falsos com um comparsa. Kwon é acusado de uma série de crimes financeiros relacionados ao projeto de criptomoedas fracassado Terra (LUNA). Seu co-réu, Hon Čand Jun, foi recentemente extraditado para a Coreia do Sul.

A próxima audiência de Do Kwon será crucial para determinar os próximos passos de seu caso, com a possibilidade de uma sentença que pode resultar em décadas de prisão nos Estados Unidos.

Posts relacionados