El Salvador emitirá Bitcoin Bonds no início de 2024
El Salvador emitirá Bitcoin Bonds no início de 2024
Economia

El Salvador emitirá Bitcoin Bonds no início de 2024

Desde 2021, os investidores aguardam a emissão dos títulos de El Salvador baseados em Bitcoin (BTC), os Volcano Bonds. Também conhecidos como Bitcoin Bonds, os títulos estavam previstos para o ano passado, mas o governo de Nayib Bukele adiou constantemente seu lançamento.

Mas agora, Bukele aparentemente colocou fim à espera pelos tão aguardados Volcano Bonds. De acordo com o presidente, os reguladores de El Salvador concederam permissão para a emissão dos títulos. O lançamento final deve ocorrer no início de 2024, até o primeiro trimestre do ano.

Primeiro trimestre de 2024

Honrando sua reputação de ser favorável ao Bitcoin, o governo de El Salvador continua a fornecer aprovações para negócios relacionados à criptomoedas. Em última análise, os Volcano Bonds de El Salvador serão lançados oficialmente no primeiro trimestre de 2024.

Segundo relatos, a Comissão de Ativos Digitais (CNAD) deu aprovação regulatória para o Volcano Bond. A CNAD é uma agência governamental que cuida da regulação e supervisão do ecossistema de ativos digitais em El Salvador. O presidente Bukele escreveu uma publicação no X falando “when volcano bond?”, que atiçou a curiosidade dos bitcoiners.

Resta saber se os títulos terão um prazo uniforme, como um ano, ou se estarão disponíveis para negociação como qualquer outra criptomoeda. O país apresentou pela primeira vez a ideia dos Volcano Bonds no início de 2021, com planos de utilizar os recursos para construir a Bitcoin City.

Na época, foi relatado que uma exchange de criptomoedas emitiria os tokens “Volcano”, que são originalmente títulos emitidos por meio de blockchain. Trata-se da Bitfinex, que é parceira do país na emissão e também deve negociar os títulos em sua plataforma.

O que são Bitcoin Bonds?

Desde que transformou o Bitcoin em moeda legal, El Salvador adotou uma abordagem agressiva com o objetivo de alavancar a volatilidade da criptomoeda. A administração havia planejado originalmente arrecadar cerca de US$ 1 bilhão por meio dos títulos, metade dos quais iria para a construção da Bitcoin City e a outra metade para investir em BTC.

Conforme explicou Bukele, a Bitcoin City ficará às margens de um vulcão, o qual vai gerar energia geotérmica para alimentar a mineração de BTC. Além disso, a cidade terá uma série de isenções de impostos para atrair empresas e investidores, incluindo a isenção de imposto de renda e ganhos de capital.

Recentemente, Bukele revelou um novo programa de residência voltado para indivíduos de alto patrimônio, que oferece cidadania àqueles que investirem US$ 1 milhão em BTC ou na stablecoin USDT. Esta é uma iniciativa de cidadania por investimento denominada “Programa El Salvador Freedom Visa”, que oferece cidadania a um número máximo de 1.000 pessoas.

 

Posts relacionados